Laboratório de Escrita Dramática

Dirigido por Tiago Correia
Ciclo de Formações A Turma 15 Anos

Este laboratório consiste numa partilha da gramática, dos conceitos e de algumas das premissas com que o dramaturgo encara a escrita para teatro. Pretende-se explorar, aplicar e desenvolver, através da prática de alguns exercícios de escrita, as noções de situação, circunstância, acontecimento e conflito, em estruturas monológicas e dialógicas.

Público-alvo: Profissionais, estudantes ou interessados na prática da dramaturgia e da escrita dramática
Data: 17 de fevereiro de 2024
Horário: 10h - 13h e 14h - 19h
Custo: 30€
Prazos: inscrições até 15 de fevereiro
Confirmação da participação: 16 de fevereiro*

*A inscrição só ficará completa mediante o pagamento da propina.

Dúvidas para o email producao@aturma.pt

Tiago Correia
Tomar, 1987. Licenciou-se em Teatro-Interpretação e pós-graduou-se em Dramaturgia e Argumento, na ESMAE. Estudou ainda com Anatoli Vassiliev, Alessio Nardin, Martin Crimp, Jean-Pierre Sarrazac, H. T. Lehmann, Raimondo Cortese, Sanja Mitrovic, Viktor Bódo, Ewan Downie, Norman Taylor, entre outros. Trabalhou como ator em teatro com António Durães, Cristina Carvalhal, Nuno M Cardoso, Maria João Luís, Pascal Luneau, Marcos Barbosa, Manuel Tur, Luís Mestre, José Carretas, Sara Barbosa e em criações próprias. Em cinema, com Edgar Pêra, Sérgio Graciano, Francisco Lobo, Gonçalo Ribeiro, Inês Sá, Mariana Marques e Paulo Próspero. Em televisão, com Henrique Oliveira, RTP. Recebeu o Prémio de Melhor Ator no Festival Ver e Fazer Filmes da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012. Cofundou A Turma, em 2008, assumindo a sua direção artística desde 2018. Encenou, pel’ A Turma, “História de Amor (Últimos Capítulos)" de Jean-Luc Lagarce (coprod. Fitei, 2011), “Do Discurso Amoroso – Fragmento 1 e Fragmento 2” a partir de Roland Barthes (Hard Club, 2012), “Gaspar” de Peter Handke (coprod. Teatro Oficina e Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012), “A Noite Canta” de Jon Fosse (coprod. Fitei e TM Porto, 2015-2016) e, da sua autoria, “Pela Água” (coprod. Armazém 22, 2018), “Turismo” (coprod. TM Porto e Cineteatro Louletano, 2020), “Alma” (coprod. TNSJ e Teatro Virgínia, 2020), “Estrada de Terra” (coprod. Fitei e São Luiz Teatro Municipal, 2021) e O Salto (coprod. TNSJ, São Luiz e Theatro Circo, 2023). As suas criações realizaram várias circulações nacionais. Escreveu e realizou os audiodramas “Dornes” (2017), “À Margem” (2018), “Iria” (2018) e “A Partida de Mécia” (2023), que se encontram disponíveis em permanência em Dornes, V. N. de Gaia, Tomar e Ourém, respetivamente. Escreveu o argumento do filme “Ela - Do Discurso Amoroso” realizado por Francisco Lobo, que também protagonizou (Festival de Cinema Lusobrasileiro de Santa Maria da Feira e Cinema Trindade, 2016) e a série “Capitães do Açúcar” (8 episódios, Maria & Mayer e RTP, 2021). Recebeu por duas vezes o Grande Prémio de Teatro Português da SPA com "Pela Água” (2016) e “Alma” (2018), a Menção Honrosa da Inatel por “Ponto de Fuga” (2018), e “Estrada de Terra” foi selecionado pelo comité português do Eurodram (2020). Escreveu o texto “A Primeira Vez”, enquanto dramaturgo convidado do projeto Between Lands (22/23), desenvolvido entre o TNSJ, o Teatro Nacional da Catalunha, a Comédie de Reims e a KVS de Bruxelas, com respectivas traduções e leituras encenadas em Francês e Catalão nestes teatros. “Pela Água” foi publicada pela INCM (2017) e encontra-se traduzida e publicada no México (Tramoya, 2020). “Alma” foi publicada pela SPA (2019). “Turismo” foi publicada pela Húmus (2020) e traduzida e publicada na Alemanha (Alexander Verlag Berlin, 2021) e na Turquia (Habitus Kitap, 2023). “Estrada de Terra” foi publicada pela Húmus (2022). Foi professor de interpretação no curso de Teatro da ACE - Famalicão, entre 2012 e 2022. É músico, cantor e compositor na banda de música portuguesa Les Saint Armand.


Ciclo de Formações A Turma 15 anos
No ano em que A Turma comemora o seu 15º aniversário, lança um ciclo de laboratórios de criação, dirigidos pelos seus elementos fundadores e colaboradores mais habituais, para transmitir algumas das suas práticas, metodologias e inquietações, nas várias áreas do espetáculo: dramaturgia, interpretação, cenografia, figurinos, luz, vídeo e composição musical. Os laboratórios desenvolvem-se ao longo do ano 2024, com uma regularidade mensal.

  • Formulário de inscrição
  • https://forms.gle/HXy89s4ThcZzj5dR8